LEIA TAMBÉM

O Samu Fortaleza realiza, mensalmente, cerca de 4.700 atendimentos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Fortaleza completa 25 anos de atuação no atendimento à população da Capital neste ano. Para celebrar a data, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Samu, realiza, neste sábado (11/11), o Simpósio Comemorativo dos 25 anos do Samu 192. O evento acontecerá no Teatro Celina Queiroz, na Universidade de Fortaleza (Unifor) a partir das 8h, e reunirá cerca de 300 profissionais da saúde e acadêmicos da área.

A programação do evento conta com palestras de médicos e enfermeiros convidados, que irão abordar temáticas como saúde mental, particularidade do Atendimento Pré-Hospitalar (APH), papel do enfermeiro na Central de Regulação das Urgências e unidades intermediárias, atualizações em emergências cardiológicas, unidade de suporte intermediário, Regulação Médica das Urgências, Acidente Vascular Cerebral, entre outros assuntos.

Para o gerente do Samu Fortaleza, Daniel Lima, o serviço de Pré-Hospitalar em Fortaleza contribui de forma essencial na assistência da saúde da população, em situações críticas de emergências onde a vida estar em risco. "O Samu Fortaleza realiza, mensalmente, cerca de 4.700 atendimentos, garantindo cobertura 24 horas por dia, contando com Unidades de Suporte Avançado e Suporte Básico", afirma.

continua depois da publicidade

continue lendo

Histórico
Em 15 de junho de 1992 foi iniciado em Fortaleza, o “SOS” Fortaleza com a proposta de oferecer Atendimento Pré Hospitalar (APH) à população da capital cearense. Foi um dos pioneiros no Brasil em ofertar esse tipo de serviço, que era até então realizado pelo Corpo de Bombeiros, em especial para vítimas de acidentes. Em 2004, o SOS Fortaleza passou a ser denominado Samu 192 Fortaleza, integrando o programa nacional que consolidou o atendimento pré-hospitalar para área de saúde, aplicando um modelo com influência do Samu Francês e do Emergency Medical Service nos Estados Unidos.

Serviço
Simpósio celebra 25 anos de atuação do Samu Fortaleza
Data: Sábado (11/11)
Horário: A partir das 8h
Local: Teatro Celina Queiroz – Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz