LEIA TAMBÉM

A meta é imunizar cerca de 297 mil animais na Capital

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado (11/11), o Dia “D” da campanha da vacinação antirrábica para cães e gatos. Ao todo, serão 114 pontos de vacinação em locais fixos espalhados pela Cidade, além de equipes móveis em locais estratégicos, funcionando de 8h às 17h. A meta é imunizar cerca de 297 mil animais na Capital.

Durante a campanha de 2016, foram vacinados 257.655 animais, alcançando 94% da população de cães e gatos de Fortaleza. As Regionais I, V e VI, áreas de maior concentração de animais domésticos, tiveram cobertura maior de 95%, totalizando 162.917 animais protegidos.

A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma taxa alta de mortalidade, chegando ao alcançar quase 100% entre os animais. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

continua depois da publicidade

continue lendo

Para o gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da SMS, Atualpa Soares, “a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais. A vacina é a única forma de garantir a proteção destes contra a raiva. É fundamental a participação da população para que possamos prevenir a doença nos animais de estimação e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus”.

A recomendação é vacinar os animais a partir 3 meses de idade, inclusive fêmeas prenhes ou em período de amamentação. Se o animal estiver doente, sendo medicado por antibiótico ou antiflamatório, não deverá receber a vacina.

Confira aqui os pontos de vacinação do Dia “D” de Vacinação Antirrábica