LEIA TAMBÉM

As atividades educativas realizadas pelos profissionais do Núcleo de Educação e Mobilização em Saúde (NEMS) ocorrem até o próximo dia 24 de novembro

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SMS), reforça, durante toda essa semana, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da chikungunya, dengue e zika, em diversos bairros. As atividades educativas realizadas pelos profissionais do Núcleo de Educação e Mobilização em Saúde (NEMS) acontecem, até o próximo dia 24 de novembro, nos bairros: Álvaro Weyne, Quintino Cunha, Praia do Futuro II, José Walter, Conjunto Palmeiras e Centro.

Entre as ações, destaque para o Dia “D” de Combate ao Aedes Aegypti no Conjunto Palmeiras, que ocorre no próximo dia 24 de novembro, de 8h às 12h, no CSU do Conjunto Palmeiras (Avenida Castelo de Castro, 2843). A programação contará com apresentações culturais, jogos e exposições educativas, além da prestação de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, massoterapia, vacinação antirrábica e teste rápido de calazar.

Nas outras localidades, ao longo da semana, estão sendo realizadas exposições e palestras educativas, teatro de fantoches, caminhada com apresentação musical e implantação de brigadas. Acontecerá também a Operação Quintal Limpo, que envolverá a população do bairro Praia do Futuro II com orientações e distribuição de sacos plásticos para o correto acondicionamento do lixo.

continua depois da publicidade

continue lendo

Para o coordenador da Vigilância em Saúde de Fortaleza, Nélio Moraes, as ações visam eliminar os focos do mosquito e fortalecer a participação da população. “As nossas ações têm o objetivo de conscientizar a população para cuidados com o Aedes. Precisamos redobrar a atenção, evitando que recipientes possam se tornar possíveis criadouros. A cada dez focos encontrados, oito estão nos domicílios. O ciclo reprodutivo do vetor, após o primeiro contato com a água, dura cerca de 15 dias, por isso a importância de interromper e acabar com os criadouros”, destacou Nélio.

Neste segundo semestre, a Prefeitura de Fortaleza coloca em prática as ações que compõem o Plano de Sustentabilidade para o Controle do Aedes, que define uma série de ações estratégicas e preventivas. A iniciativa é implementada em 30 bairros da Capital, desde setembro, antecipando-se à estação chuvosa de 2018. O plano é desenvolvido pela SMS, com a parceria de diversas áreas intersetoriais.

A programação do plano envolve ações de vigilância e controle do vetor, bloqueio de novos casos, inspeção de pontos estratégicos e a realização de mutirões com a população, entre outras atividades.