LEIA TAMBÉM

Serão realizadas ações de conscientização e orientação sobre a importância da prevenção ao AVC

Em alusão ao Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), no dia 29 de outubro, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Secretaria Regional II, em parceria com a Unimed Fortaleza, realizará atividades de promoção à saúde na base do Projeto Bike Vida. As atividades acontecerão neste sábado (28/10), das 7h às 9h e de 16h30 às 18h, na Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico Atlético Cearense.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Fortaleza, responsável pelo programa Bike Vida, promoverá ações de conscientização e orientação sobre a importância da prevenção ao AVC. Haverá, ainda, aferição de pressão arterial.

continua depois da publicidade

continue lendo

De acordo com o gerente do Samu Fortaleza, Daniel Lima, “o AVC é uma das maiores causas de morte e incapacidade do mundo. Pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade, afetando o próprio paciente e a todos de sua convivência, como familiares, amigos, ambientes de trabalho e comunidade”. É importante que a população possa reconhecer os sinais de alerta do AVC e saber que tem tratamento se o paciente chegar em tempo hábil a uma unidade preparada para o atendimento.

O Dia Mundial do AVC é um momento direcionado a promover a consciência individual e coletiva sobre os riscos, além de incentivar atitudes para prevenir a doença. De acordo com a Rede Brasil AVC, Organização Não Governamental (ONG) criada com a finalidade de melhorar a assistência global ao paciente com AVC em todo o País, por ano, no mundo são 17 milhões de caso de AVC e 6,5 milhões de mortes. A ONG aponta, também, que existem 26 milhões de sobreviventes da doença no mundo.