LEIA TAMBÉM

Praia, Sol, Gente Bonita e Muito Bronze, tudo que a Juventude pode querer em um Domingo de Sol, Correto? Errado.! A Juventude Socialista Brasileira Realizou na manhã deste domingo  dia 20 de maio o 3º Congresso municipal da UJS. O encontro foi realizado na sede do Sisma no Conjunto Jereissati 1, e contou com a presença de mais de 70 jovens e representantes do PC do B, que foram prestigiar o encontro.

Com o tema # Nas Redes e nas Ruas, Lutando pelo Brasil, a UJS reuniu seu simpatizantes, para escolher delegados para o Congresso Estadual da entidade, que acontece nos dias 26 e 27 na UECE.  O encontro contou com a presença da Dra. Iêda  Castro e Ted  representando o PC do B , Plínio Vice Presidente da União dos Estudantes de Maracanaú – UEM, e a Secretária de Ação Social de Maracanaú, Glauciane oliveira Viana.

Anderson Lima Presidente da UJS Maracanaú destacou a participação da Juventude Junto aos Movimentos sociais, como os caras pintadas, na luta pela meia passagem Metropolitana,  e que hoje tem participação nos Movimentos estudantis e entidades UEM, UBES, UNE.

Anderson ainda encaminhou  junto aos 8 delegados e diretores da UJS, as propostas para discussão : a) reformular e estruturar Grêmios nas escolas do Município. b) Trabalhar para reformular o Conselho de Juventude Municipal,  c) Reorganizar  a UEM, buscando mais representatividade, d) Conseguir ampliação da meia Passagem nas Macro Regiões.

“A UJS, é uma Juventude atuante no pais e participou de vários fatos históricos, e agora pretende mostrar sua historia no Município de Maracanaú e que agora partem para transformar Sonhos.” Finalizou Anderson.

Com o tema “Nas redes e nas ruas, lutando pelo Brasil de nossos sonhos” a União da Juventude Socialista-UJS, chega a edição do seu 16º Congresso Nacional, mobilizando jovens entre 15 e 29 anos para uma atuação política e consciente.
No estado do Ceará será realizado o 12º Estadual da UJS, entre os dias 24 à 26 de maio, na Universidade Estadual do Ceará – UECE, onde tem a expectativa de reunir 500 jovens filiados a UJS que participaram dos Congressos Municipais realizados em cerca de 30 municípios cearenses.
Hoje (20/05) foi a vez dos filiados da UJS de Maracanaú realizarem seu Congresso Municipal. O Encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais – SISMA, contando com aproximadamente 80 jovens discutindo uma política adequada de Juventude.
O evento contou na sua abertura com uma apresentação cultural do Grupo Garajal, um dos mais destacados grupos de manifestação cultural e artística de Maracanaú.
Após a apresentação cultural foi composta uma mesa de abertura oficial do evento em que participaram Ieda Castro, Diretora Integrada de Gestão da SASC, Nonato César, Professor Ted, representando o Presidente da Câmara Chico Barbeiro, Marta Nascimento, Vice Presidenta do Sisma e os jovens Marcio Mesquita, Andrerson Rafael e Flávio Vinícius, respectivamente Coordenadores do Congresso Municipal e Presidente Estadual da UJS.

continua depois da publicidade

continue lendo

Todos os membros da mesa de abertura saudaram aos jovens socialistas de Maracanaú pela realização do Congresso, destacando a impotância da juventude na formação de um Brasil socialista e soberano.
O Diretor Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, Luciano Plínio, também compareceu ao evento saudando este momento vivido pela UJS e por outras organizações de juvenude no Ceará e no Brasil. Segundo ele o momento é de unificação das organizações de juventude para uma maior efetividade da política pública de juventude.
Maracanaú possui uma população jovem, com cerca de 60% da população com até 29 anos. Isso demonstra o quanto se precisa cuidar da juventude para construir um futuro sustentável e politizado.

Entre os avanços na política de juventude, foi abordado os programas do Governo Federal realizado em Maracanaú, como o Projovem e PROUNI, assim como instalação da Secretaria de Juventude, o Centro de Línguas de Maracanaú e a meia passagem estudantil da Macrorregião de autoria do Dep. Chico Lopes.

BANDEIRAS DE LUTA DA UJS

O Congresso da UJS visa a discussão de uma plataforma de juventude que alcance verdadeiramente os jovens. Em âmbito nacional as principais bandeiras de luta da UJS estão vinculadas ao fortalecimento das políticas afirmativas, como a reserva de vagas, Pro jovem e PROUNI. Outra ação destacada da UJS está ligada ao Movimento Estudantil Secundarista e Universitário, assim como a defesa de 50% do Fundo do Pré-Sal para educação e 10% do PIB também para educação.

Em nível local os jovens socialistas realizaram um amplo debate, onde ficou priorizado as seguintes ações:
Fortalecimento e instituição de Grêmios Estudantis; Priorizar a participação no Congresso da União dos Estudantes de Maracanaú-UEM; Lutar pela ampliação da Meia Passagem da Macrorregião; Reativação do Conselho Municipal de Juventude; Reivindicar mais ações para a política pública de juventude por parte do executivo municipal; e,Consolidar a UJS em Maracanaú.

ELEIÇÃO DA NOVA DIREÇÃO E DOS DELEGADOS
Na fase final do Congresso foram eleitos 08 delegados para o 12º Congresso Estadual da UJS e a nova direção da UJS para o biênio 2012/2013 composta pelos seguintes representantes: Andrerson Rafael, Márcio Mesquita, Rita Mayara, Sonaira, Elida Oliveira, Eriko Barbosa, Ermeson Ferreira, Carlos Filho, Alan Jones e Carla.
Ficou marcada uma reunião com a nova direção da UJS para próxima quinta-feira onde serão programadas as primeiras ações.

Por Anderson Rafael