LENDO AGORA
Nota de esclarecimento – Imagem de criança em banco do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda divulgada nas Redes Sociais

Nota de esclarecimento – Imagem de criança em banco do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda divulgada nas Redes Sociais

O Governo Municipal de Maracanaú, por meio do Hospital Dr. João Elísio de Holanda, esclarece que, ao contrário do que foi divulgado em redes sociais, a criança B.G.L. foi prontamente atendida na última sexta-feira, 17, na referida unidade de saúde, onde foi examinada, medicada e instruída a retornar na segunda-feira, 20 de abril. No entanto, no domingo, 19, a criança teve um piora no quadro clínico e retornou ao Hospital, sendo novamente atendida e medicada. Em virtude da sobrecarga nos leitos do Serviço de Pronto Atendimento Infantil – SPI, a criança permaneceu das 19 horas do domingo, 19, às 9 horas, da segunda-feira, 20, nos braços da mãe, sob acompanhamento médico.
A foto que foi publicada em perfis pessoais, onde o bebê aparece tomando medicação e deitado em um banco, foi apenas um breve momento onde a mãe do menor o deixou para descansar os braços. É inverídica qualquer afirmação de negação de atendimento médico a este paciente. Não procede ainda citações que a criança teria ficado dois dias no banco externo do Hospital.
O Hospital Municipal irá, porém, abrir procedimento administrativo para apurar possível desrespeito aos pais da criança realizado por um funcionário da equipe de segurança, tomando todas as medidas cabíveis e, se necessárias, punições a este servidor.
Para melhorar o atendimento na SPI e evitar que situações como essa se repitam, a direção do Hospital está providenciando uma sala específica e climatizada, com poltronas reclináveis e todo conforto para melhor acolher as crianças e seus acompanhantes.
Devido a sazonalidade de doenças infecciosas do aparelho respiratório (pneumonia e demais viroses) a demanda por serviços de saúde aumenta consideravelmente durante a quadra chuvosa, em todo o Ceará. Em janeiro, foram atendidas 4.299 crianças no Hospital Municipal, passando para 6.528 atendimentos no mês de março, após o início das chuvas.
VOLTAR AO TOPO