LEIA TAMBÉM

Maracanaú comemora hoje, 27 de fevereiro, o Dia Municipal da Paz in memoriam do primeiro prefeito de Maracanaú, Almir Freitas Dutra, que foi covardemente assassinado em 27 de fevereiro de 1987. Nascido em 6 de maio de 1947, no então Distrito de Maracanaú, Almir Dutra, desde cedo, demonstrou paixão pela vida pública, tendo sido presidente da União dos Estudantes de Maracanaú – UEM e presidente do Maracanaú Atlético Clube.

Também foi grande esportista, sendo vice-campeão intermunicipal de futebol pela Seleção de Maracanaú, tendo passado uma temporada no Botafogo, da Bahia. Formado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará – Uece em 1980, foi professor, líder comunitário e um dos principais nomes do processo que levou à emancipação político-administrativa de Maracanaú. Na carreira política, Almir Dutra também ingressou ainda jovem. Foi vice-prefeito de Maranguape entre 1972 a 1976 e, filiado ao Partido Democrático Social – PDS, foi eleito primeiro prefeito de Maracanaú, em 1984.

continua depois da publicidade

continue lendo

Como gestor municipal se destacou por estruturar física e administrativamente a Prefeitura de Maracanaú e por importantes obras como a Praça da Pajuçara, início da construção do Conjunto Industrial, a Maternidade João Pereira de Andrade e o Serviço da Junta Militar. Também realizou grandes investimentos nas vias da Cidade, principalmente no asfaltamento e calçamento do Centro Histórico, limpeza urbana e ampliação da rede elétrica e de água de Maracanaú. (Oswaldo Scaliotti)