LEIA TAMBÉM

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza começou a operar comercialmente na manhã desta quarta-feira (1º) . Mesmo com a cobrança de passagens e o novo horário, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o serviço segue sem  incidentes nas 18 estações que operam pela Linha Sul.

Os usuários aprovam o transporte. “Até mesmo quando os trens estão lotados o ar-condicionado funciona bem. O horário de saída também é respeitado. Quando vai atrasar os fiscais avisam com antecedência. Apenas acho que o intervalo de 30 minutos entre um trem e outro poderia ser menor”, disse a estudante Letícia Almeida, de 20 anos, que utiliza o metrô desde o início da operação assistida, em junho de 2012. Ela utiliza o transporte para ir a faculdade, indo da Estação da Parangaba até a Estação do Bairro Benfica.

continua depois da publicidade

continue lendo

O metrô funciona das 6h30 às 19h, de segunda a sábado. Os usuários pagam o valor de R$ 2,20 pela passagem inteira e R$ 1,10 pela meia passagem estudantil, no percurso de 24 km, entre Fortaleza e a cidade de Pacatuba, na Região Metropolitana. Fiscais distribuem planfletos e orientam passageiros sobre o início da cobrança das passagens.

Ao todo são utilizadas nove composições com seis carros cada, podendo transportar nos horários de pico aproximadamente 900 pessoas, em uma única viagem. De acordo coma administração do Metrofor, está em fase de licitação a compra de equipamentos para a implantação da segunda fase da operação comercial, que compreende a integração com o bilhete único, utilizado nos ônibus e vans de Fortaleza.

G1