Bomba caseira encontrada em estacionamento de escola da Califórnia

Uma bomba caseira foi descoberta esta semana numa escola em San Jose, no estado norte-americano da Califórnia, provocando uma evacuação maciça. As autoridades foram chamadas ao local perto das 11h30 (16h30 em Brasília) de terça-feira depois de o jardineiro ter encontrado o dispositivo improvisado.

O homem pegou na bomba e a levou ao edifício da administração escolar. Uma avaliação policial do objeto suspeito determinou que era um explosivo improvisado funcional.

Desde então, o responsável escolar distrital criticou publicamente as ações do jardineiro que não só tocou no dispositivo como o levou para dentro de um edifício escolar, afirmando que isso viola o protocolo. O funcionário recebeu instruções de como lidar com uma situação do gênero no futuro.

Antes do meio-dia o campus foi encerrado e depois evacuado. Os estudantes foram levados para um parque próximo. As aulas foram canceladas na terça e quarta-feira, mas já recomeçaram hoje.

Leia Também

Segundo a polícia, citada pelo USA Today, não havia relato de ameaças à escola antes do dispositivo ter sido encontrado. Os investigadores da polícia local, assistidos pelo departamento do xerife e pelo FBI, estão tentando determinar a origem da bomba.

A situação ocorre uma semana depois de um jovem de 16 anos ter realizado um ataque armado numa escola em Santa Clarita, também no estado da Califórnia, que terminou com três vítimas mortais, incluindo o próprio atirador.