LEIA TAMBÉM

Uma das propostas do vereador Soldado Noélio prevê a aquisição de 2 mil armas de fogo para a Guarda Municipal de Fortaleza. Soldado Noélio pediu licença do mandato, após apresentação das matérias, mas propostas seguem tramitação normal na CMFor. Foto: Genilson de Lima

O vereador Soldado Noelio (PR) apresentou, na Câmara Municipal, duas emendas para serem incluídas ao Plano Plurianual de governo do município de Fortaleza para o quadriênio 2018/2021.

Uma delas prevê a aquisição de 2 mil armas de fogo para equipar a Guarda Municipal. Pela proposta, o parlamentar requer a compra gradual de 500 armas por ano.

Já na segunda emenda apresentada, Soldado Noelio pede aporte financeiro para a formação de 500 agentes da Guarda Municipal, por ano, portariam arma de fogo.

Para a compra e treinamento dos guardas, o vereador sugere que o valor a ser investido deverá ser retirado da verba destinada para publicidade das ações do governo municipal. Segundo o Plano, está previsto o gasto de quase 90 milhões em quatro anos.

Regulamentação
O vereador apresentou, em julho deste ano, um projeto de indicação que pede a regulamentação do armamento da guarda. “Hoje, nossa GM atua desarmada. No entanto, entendemos que para defender o cidadão, o agente público necessita de condições mínimas para garantir a vida dele. A violência a qual vivemos hoje está atingindo todos os limites e, como parlamentar, não posso ficar de braços cruzados vendo a prefeitura destinar milhões dos cofres públicos para gastar em publicidade, que nada vai mudar a vida das pessoas da cidade”, finalizou.

continua depois da publicidade

continue lendo

Licença
Após apresentação das propostas, o vereador entrou de licença “para tratar de assuntos de interesse particular”, na última quarta-feira, e ficará ausente da Câmara por um período de quatro meses. Mas as matérias seguem tramitação normal. No lugar de Noélio, a primeira suplente da Coligação PR e SD (Por um Novo Caminho) Libânia Holanda, tomou posse como vereadora da Câmara Municipal de Fortaleza. Na sessão da última quarta-feira, após a assinatura da posse e compromisso assumido com a Constituição Federal e Lei Orgânica de Fortaleza, a vereadora Libânia Holanda (PR) recebeu o broche, como símbolo da Câmara, para o exercício do cargo de parlamentar.

Com informações do OE