LEIA TAMBÉM

O Prefeito se reuniu com o novo representante da Agência Francesa do Desenvolvimento no Brasil, diplomata Philippe Orliange (Foto: Kiko Silva)

O prefeito Roberto Cláudio recebeu, em visita oficial, nesta quarta-feira (08/11), o novo representante da Agência Francesa do Desenvolvimento (AFD) no Brasil, diplomata Philippe Orliange. Durante a reunião, quando esteve acompanhado do secretário de Governo de Fortaleza, Samuel Dias, o Prefeito debateu parcerias com a AFD que visam ao financiamento de ações de infraestrutura na periferia da Capital.

A partir das diretrizes do projeto, em andamento desde 2015, estão previstas ações que buscam promover melhorias no cenário urbano de Fortaleza. Dentre as iniciativas idealizadas, estão a ampliação da assistência educacional por meio da construção de creches e de Escolas de Tempo Integral; o estímulo ao esporte e ao lazer, a partir da incorporação de novas Areninhas; além de intervenções voltadas ao saneamento básico, à drenagem e à pavimentação de vias.

continua depois da publicidade

continue lendo

“Esse projeto será desenvolvido nos bairros que registram menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Fortaleza, onde se têm maiores necessidades de obras. É um financiamento da ordem de 100 milhões de euros que, atualmente, encontra-se na Secretaria do Tesouro Nacional, aguardando liberação para seguir para o Senado Federal e posterior contratação”, esclareceu o secretário de Governo, Samuel Dias.

Na ocasião, também foram debatidas cooperações técnicas estabelecidas entre a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) em projetos direcionados ao meio ambiente, cujo cronograma de início está previsto para o próximo ano.

Exposição
Ampliando as relações estabelecidas entre a Prefeitura de Fortaleza e a AFD, ficou acertado que o Centro Cultural Belchior será palco, ainda neste ano, de exposição fotográfica promovida pela Agencia Francesa de Desenvolvimento, cuja temática se concentra em Cidades. A exposição, em data que será divulgada posteriormente, deverá contar com a presença do Cônsul e do Embaixador da França no Brasil.