LEIA TAMBÉM

A partir de maio, as companhias irão operar cinco voos semanais, sendo três para Amsterdã e dois para Paris (Foto: Queiroz Netto)

O prefeito Roberto Cláudio participou, na manhã desta segunda-feira (30/10), ao lado do governador Camilo Santana, do lançamento oficial do Hub da Air France/KLM/Gol que vai ligar, por meio de voos diretos, Fortaleza a Paris e Amsterdã. A solenidade, realizada na Residência Oficial do Governo do Estado, simulava o embarque para um voo. O evento também contou com as presenças da primeira-dama do Município, Carol Bezerra, e da primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

Na ocasião, os executivos da Air France e Gol Linhas Aéreas apresentaram detalhes da operação na capital cearense. A partir de maio, as companhias irão operar cinco voos semanais, sendo três para Amsterdã, pela KLM, e dois para Paris, pela Air France, totalizando 26 voos a mais. A venda dos voos no Brasil começou na semana passada. Na Europa, as passagens estavam disponíveis desde 25 de setembro. “Ficamos muito surpresos com os primeiros resultados das vendas. No primeiro dia de venda no Brasil, foram feitas 600 reservas, e isso me mostrou o quanto esse Hub será desafiador”, comentou o diretor-geral para América Latina da Air France/KLM, Jean-Marc Pouchol.

A expectativa é de que 1,5 milhão de turistas domésticos movimentem, por ano, as linhas aéreas. O montante representa quase 50% do total de turistas que o Ceará recebe por ano.“É mais gente, com dinheiro internacional, comprando e permanecendo na Cidade. Isso vai dar oportunidade de emprego principalmente para quem está fora do mercado de trabalho e pode ser uma grande oportunidade deles se formalizarem”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.

continua depois da publicidade

continue lendo

O Hub foi anunciado no fim de setembro, quando as empresas confirmaram que Fortaleza havia sido escolhida para sediar o centro de conexões das companhias no Nordeste. A proximidade geográfica de Fortaleza com a Europa; o potencial de desenvolvimento da economia e do turismo e a modernização e ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, que vai receber investimentos de R$ 2 bilhões pela Fraport, foram os principais critérios para a escolha da capital cearense. “Essa operação vai ter um efeito muito forte na economia e na divulgação do nosso Estado para a Europa e Ásia. O Estado tem o compromisso de investir na promoção porque nós queremos transformar o Ceará e Fortaleza num grande centro de conexões com o mundo”, comentou o governador Camilo Santana.

Além do Hub internacional, a Gol anunciou que reforçará a oferta de voos para quatro capitais do Norte e do Nordeste (Recife, Salvador, Belém e Manaus) e criará uma nova rota entre Fortaleza e Natal. Dessa forma, o novo Hub irá conectar o Ceará com mais de mil destinos. “Já iniciamos as vendas para esses novos voos nacionais e estamos desenvolvendo uma conexão com São Luiz e incrementando a ligação de Fortaleza com Congonhas em São Paulo. As ofertas estão com tarifas a partir de R$ 149, um preço atraente para essa fase de consolidação do Hub. Assim, teremos um crescimento acelerado da demanda e com isso viabilizaremos a adição de novas frequências das companhias internacionais”, explicou o presidente da Gol, Paulo Kakinoff.