LEIA TAMBÉM

TRE promove a 7ª Semana da Justiça Eleitoral de 25 a 29 de setembro na Praça do Ferreira

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realiza, no período de 25 a 29 de setembro, das 8h às 17 horas, na Praça do Ferreira, a 7ª Semana da Justiça Eleitoral, com atendimento e prestação de serviços aos eleitores.

Trata-se de um evento já consolidado no calendário da Justiça Eleitoral, realizado sempre em ano não eleitoral. A Semana da Justiça Eleitoral objetiva contribuir para a aproximação e integração do TRE-CE com a sociedade, destinatária de seus serviços.

O evento acontece desde 2006 e, ao longo dos anos, o TRE do Ceará vem realizando importantes ações voltadas ao aperfeiçoamento do atendimento ao eleitor e à promoção da cidadania, dentre as quais é possível citar:

  • a instalação de seções eleitorais em presídios, comunidades quilombolas e indígenas;
  • implantação de serviço permanente de informação ao eleitor por telefone (Disque-Eleitor 148);
  • a utilização da Unidade Móvel em comunidades carentes e de baixa renda;
  • o atendimento descentralizado ao eleitor em diversos locais de Fortaleza;
  • a realização de ações de educação política e de campanha de alistamento eleitoral de estudantes como atividades do Programa Eleitor do Futuro;
  • a adoção de medidas para favorecer o exercício do voto das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, através de Campanhas de Acessibilidade;
  • empréstimo de urnas eletrônicas para a realização de eleições em escolas, entidades de classe, conselhos tutelares e outras organizações da sociedade civil organizada.

Abertura Oficial
Apesar do atendimento à população começar desde a segunda-feira (25), a partir das 8 horas, a abertura oficial da 7ª Semana da Justiça Eleitoral, que terá a presença da presidente do TRE, desembargadora Nailde Pinheiro, e dos demais juízes da Corte, acontecerá na terça-feira (26), às 16 horas, quando serão iniciadas as apresentações artísticas dos alunos das escolas que participam do Programa Eleitor do Futuro.

continua depois da publicidade

continue lendo

Programação
A programação inclui grupos musicais, de teatro e poesia, que se apresentarão, de terça a quinta-feira, às 16 horas, e na sexta-feira, a partir das 9 horas. Além das atrações artísticas apresentadas pelos alunos das escolas públicas e particulares que participam do Programa Eleitor do Futuro, que promove a educação política dos jovens e procura valorizar o voto consciente, a 7ª Semana da Justiça Eleitoral prestará vários serviços aos cidadãos que forem à Praça do Ferreira.

Unidade Móvel
Durante os cinco dias de realização do evento, a Unidade Móvel do TRE estará na praça com serviços de biometria, segunda via de título, transferência e revisão. O eleitor que tiver pendência no título de eleitor e quiser resolvê-la, poderá aproveitar a presença da Unidade no local do evento.

Memória Eleitoral
Dentre as atividades realizadas na Semana da Justiça Eleitoral, destaca-se o estande da Memória e da Biblioteca do TRE-CE. Além da exposição mostrando a evolução da votação manual até a urna eletrônica, uma das propostas do estande é disponibilizar livros e revistas aos eleitores que estiverem aguardando atendimento na Unidade Móvel. As publicações ficarão disponíveis não apenas para leitura, mas também para doação aos eleitores.

Meio Ambiente
Haverá ainda a distribuição de mudas de plantas doadas pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), atividade desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental da Justiça Eleitoral.

E ainda
A programação contará também com exposição de banners sobre os programas institucionais desenvolvidos pela Justiça Eleitoral do Ceará (Programa de Acessibilidade, Programa de Educação Continuada em Direito e Processo Eleitoral, Programa de Preservação da Memória Eleitoral, Programa de Educação Ambiental, Programa de Valorização do Mesário e Programa de Difusão Cultural), além de participação da Ouvidoria Eleitoral, informando e dirimindo dúvidas da população sobre as atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral do Ceará.

Com informações da Assessoria