De mãos limpas, Caucaia espera um novo tempo com um segundo turno.

As eleições para prefeito em Caucaia, município de Fortaleza, tiveram um caráter tão acirrado que pela primeira vez na história levou dois candidatos a disputarem o segundo turno.  Na frente com 73.316 dos votos (48,1%) saiu o empresário Naumi Amorim (PMDB) da coligação esperança de um novo tempo, e em segundo lugar o vereador Eduardo Pessoa (PSDB) da coligação Caucaia de mãos limpas com 48.450 dos votos (31,79% )1. Ambos entram pra história do município com um fator de responsabilidade maior por serem estreantes de um segundo pleito, onde terão que reforçar suas táticas de disputa e inovar no que se refere as mesmas, caso queiram convencer de vez os eleitores que são melhores do que o “rival” para administrar a cidade.

O reforço tático já se mostra visível nas carreatas pelo centro de Caucaia e bairros adjacentes, assim como as bandeirinhas e adesivos fixados nos muros  da cidade. Alguns destes se mostram presentes como estratégia em pontos como a BR 020 que liga Caucaia a Fortaleza, e outros ainda expressam a escolha individual por estarem presentes nos portões e janelas de algumas casas. Ao que parece, os candidatos resolveram optar pelo reforço da campanha e ganharam um “torcida” própria, o que nos leva a indagar se o andamento da disputa já  possui um preferido.A primeira pesquisa realizada pelo  IBOPE ( Instituto brasileiro de opinião e estatística) em  13/10, mostrou Naumi Amorim com 54 % da intenção dos votos ( com margem de erro entre 50 % e 58 %) e seu concorrente Eduardo pessoa com 33% (com a margem de erro entre 29% e 37%). O levantamento do instituto foi encomendado pela TV Verdes Mares e o nível de confiança da pesquisa é de 95 %. A margem de erro é quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Falta apenas seis dias para as eleições e independente da pesquisa as campanhas continuam rondando a cidade ao serem reforçadas com o caráter inédito de um segundo turno.  Agora depende do candidato a frente reforçar as intenções ou do concorrente mudá-las. É aguardar pra ver.

View Comments (0)

Leave a Reply