LENDO AGORA
Secretaria de Cultura publicará livro comemorativo dos 50 anos da Estátua do Padre Cícero

Secretaria de Cultura publicará livro comemorativo dos 50 anos da Estátua do Padre Cícero

A Secretaria de Cultura (Secult) publicará um livro em comemoração dos 50 anos da construção da estátua do Padre Cícero Romão Batista, na Colina do Horto. A ação é fruto de um trabalho de pesquisa do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Pasta, através de levantamentos bibliográficos, documentais e iconográficos, além de depoimentos.

Inaugurada em 1º de novembro de 1969, na antiga Serra do Catolé, local onde o Padre Cícero se recolhia em retiro de oração e descanso, a estátua tornou-se, além de cartão postal, um importante patrimônio cultural da cidade, agregando as dimensões material e imaterial.

Com 27 metros de altura, ele foi erguido para atender uma demanda popular, após o prefeito Mauro Sampaio destruir o popular “pé de tambor” – o pé de Timbaúba – para construir uma antena de televisão. Isso gerou muita comoção na cidade, pois, a árvore seria o local de meditação do Padre Cícero. Com ideia de impulsionar o turismo, o mesmo gestor ergueu o monumento.

See Also

“Pedimos aos pesquisadores, colecionadores, memorialistas, fotógrafos e a sociedade em geral que possuam arquivos de imagem do processo de construção do monumento, inauguração, romarias, como também fotografias atuais para que possam contribuir com a produção do livro, entrando em contato conosco”, solicita o secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes.

View Comments (0)

Leave a Reply

VOLTAR AO TOPO